quarta-feira, 19 de maio de 2010

Como nascem os criativos nomes de esmaltes nacionais.

Oie!

Dando a minha navegada básica na internet, encontrei esta matéria que achei bem legal.

Empresas apostam em ideias diferentes ao batizar as cores novas!

"Desde que os esmaltes saltaram definitivamente dos salões de beleza para a casa, como um acessório de moda que toda mulher tem aos montes – somente em 2009, a produção cresceu 36%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene, Perfumaria e Cosméticos –, não basta embalar a cor do momento. É preciso fazer dela um objeto de desejo. 



É aí que a criatividade e o marketing entram. Atualmente, as principais marcas do mercado têm reuniões seriíssimas para decidir que o que a gente antes chamava de vermelho agora se chama Deixa Beijar, que Sereia é o novo verde, e que Preguicinha virou sinônimo de rosa.



Muitas mulheres, possuem centenas de esmaltes e chegam a parar gente na rua para perguntar que cor era aquela. Muitos deles ganham sua simpatia pelo nome diferente.



Hoje, a marca ousa mais nas cores e nos nomes, para agradar desde as consumidoras mais tradicionais até as mais antenadas. Além da cor, o próprio nome do esmalte acaba entrando no circuito da moda.



As empresas de cosméticos aliam tendências de cor e de comportamento, além de novidades que surgem nas passarelas, até chegar a um nome final.



Alguns surgem com muita rapidez – O Arranha-céu, por exemplo, veio quase de imediato quando olhamos a cor: um cinza urbano super moderno.



O processo parece simples quando se vê um Rosa Chiclete na prateleira, mas pode durar meses. E nem sempre o nome inicial – geralmente é apresentado mais de um – é o que vai parar no rótulo. Foi assim com o Tech, da Impala.



Ele iria se chamar Electric, mas foi mudado em cima da hora – O nome era muito grande. E Tech tinha mais a ver com a cor, laranja fluorescente.



Se o nome foi determinante ou não, ninguém saberá. Fato é que o laranjão é um dos grandes destaques da temporada. As equipes de marketing, afinal, garantem que a cor continua vindo em primeiro lugar, mas assumem que um bom nome ajuda bastante.



Para nós brasileiras, a escolha da cor está relacionada ao seu estado de espírito. O nome ajuda a tornar tudo mais lúdico e interessante. É o caso do Batom Vermelho, que representa bem a busca pelo tom vermelho sedutor.



Quanto a isso, não há dúvida. Não é muito melhor falar para a amiga que você acaba de sair da manicure com o Quinta Avenida nas mãos e o Puro Glamour nos pés? Ou então que resolveu ousar com o Pink Vigarista ou com o Apuro Violeta? "

Fonte: O Globo

Beijos e até.

Um comentário:

Janaína Santos disse...

Super interessante opost, adorei saber mais sobre como dão nomes aos esmaltes!!!
BJs

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